sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mitologia grega

O mito é um relato fantástico de tradição oral, o qual narra, ou seja, conta a história de forma simbólica da origem de certos fenômenos naturais, coisas, objetos, tendo a função explicativa e educativa, por meio do qual se passa orientações morais e éticas além da própria orientação sobre a origem do que se narra, perpetuando-se de geração em geração.
O mito é na maioria das vezes simbolizado por seres que possuem poderes sobre partes da natureza, porém são personificados e possuem as paixões humanas, como ódio, desejo, raiva, amor etc. Além de narrar os fenômenos como já foi mencionado acima, também orienta costumes sociais e modo de agir.
A mitologia guarda ligação direta com a origem das artes, da religião, da ética e principalmente com a racionalidade humana, pois por meio de histórias sobrenaturais e imaginárias o homem tenta se adequar ao seu mundo real.
Os gregos utilizaram de vários mitos para poder passar mensagens éticas, religiosas ou de tentativa de simples explicação das origens das coisas, mas estas histórias também tinham o objetivo de preservar a memória do seu povo, ou seja, perpetuar a existência e as conquistas de seu povo. Buscavam significados para os fatos políticos, econômicos e sociais por intermédio dos mitos.
A imaginação criadora desse povo deu origem a personagens e figuras mitológicas das mais diversificadas, por meio de heróis, deuses, ninfas, titãs, centauros, entre outros, os quais habitavam o mundo natural, tendo grande influência em toda ação humana.



Entre outras versões para a origem do universo encontramos a seguinte:
No início era o Caos o grande deus, do Caos surge Gaia (a terra), o deus do amor Eros, e nas profundezas do mundo  Tartaro  o deus da escuridão, o qual era coberto pelo manto de sua irmã Nix (à noite).
À noite Gaia teve três filhos sozinha; Ponto que é as águas, Oreas que é as montanhas, e Urano o céu.
A partir desses deuses muitos deuses surgiram. Por meio da união marital de Gaia com seu filho Urano (o céu), o qual se tornou o grande líder, os deuses se multiplicam, pois o céu chovia na terra (Gaia) gerando vida. Seus filhos eram os ciclopes e titãs e um dos titãs se tornaria o novo senhor dos deuses, derrotando Urano (céu) seu pai. Crono o titã se torna o novo líder supremo e se casa com Réia sua irmã. Teve alguns filhos com Réia, mas com medo de algum deles o trair e tomar o seu posto de poder engole todos os seus após o nascimento. Réia teve um último filho e antes de entregar para Crono engolir, trocou o filho por uma pedra e enganou o marido, salvando então seu filho, Zeus, o qual venceria Crono numa batalha e libertaria seus irmãos do estômago do pai. Juntamente com seus irmãos Zeus travaria uma grande guerra com os titãs.



Zeus juntamente com seus irmãos vence a guerra e então o mundo passa a ser dividido entre os três irmãos: Zeus, Poseidon e Hades, onde cada qual recebe uma arma. Poseidon recebe o tridente e o governo dos mares, Hades recebe o capacete da invisibilidade e se torna então senhor do mundo inferior, Zeus recebe a arma mais poderosa o raio, ou seja, recebe o domínio dos céus se torna então senhor de todos os deuses, dando origem a uma nova era, os deuses olimpianos.
Zeus se casa com Hera a deusa dos deuses, e tem filhos com ela como também tem filhos com várias outras mulheres, muitos dos seus filhos se tornam os deuses do Olímpo: Atenas deusa da guerra e da sabedoria, Ares o deus da guerra, Afrodite a deusa do amor e da beleza, Apolo o deus da luz, do Sol e da música, Artemis deusa da caça e da lua, Dionísio o deus do vinho e das festas, Hefesto deus do fogo e da metalúrgica, Demeter, irmã de Zeus, deusa da colheita, Hermes o deus mensageiro, Héstia deusa da família, Hércules o semi-deus que se tornou imortal.
Os humanos segundo a mitologia grega foram feitos de argila pelo titã Prometeu. A deusa Atena deu vida aos homens. Prometeu ensinou a humanidade as coisas do mundo, porém faltava a humanidade o domínio do fogo, então Prometeu rouba o fogo de Zeus e dá aos humanos, assim a humanidade pode evoluir com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário