terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Mito de Pandora

Prometeu, doou aos homens o fogo e as práticas para usufruir do mesmo. Zeus, o senhor dos deuses, se enfureceu com essa atitude, pois o segredo do fogo deveria ser conservado entre os deuses. Por isso, deu ordens a Hefesto que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a mostrasse à assembléia dos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra a vestiu com uma roupa muito branca e adornou-lhe a cabeça com uma guirlanda de flores, montada em uma coroa de ouro. Hefesto a levou pessoalmente aos deuses, e todos ficaram maravilhados; cada deus lhe deu um dom especial e específico:
 A deusa Atena lhe ensinou as artes que convêm ao seu sexo, como a arte de tecer;
A deusa Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens;
As Cárites, deusas da beleza, e a deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro;
O mensageiro dos deuses, Hermes, lhe concedeu a capacidade de falar, junto com a arte de seduzir os corações por meio de discursos insinuativos.
Após todos os deuses lhe darem seus presentes, a mesma recebeu o nome de Pandora, que em grego significa "todos os dons".
Por fim, Zeus lhe conferiu uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levasse como presente a Prometeu. Contudo, ele não quis receber nem Pandora, nem a caixa, falou a seu irmão, Epimeteu, que também não aceitasse o presente de Zeus. Epimeteu, cujo nome significa "aquele que reflete tarde demais", ficou encantado com a beleza de Pandora e casou-se com a mesma.
A caixa de Pandora foi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo e tomaram miserável a existência dos homens a partir de então. Epimeteu arriscou fechá-la, porém só restou dentro a Esperança, uma criatura alada que estava preste a voar, mas que ficou encarcerada na caixa e é graças a ela que os homens enfrentan todos os males e não desistem da vida
(FONTE: CHALITA, Vivendo a filosofia, 2004, p.26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário