domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sócrates de Atenas- Texto e Vídeos.


Sócrates de Atenas (469-399 a.C)., foi um filósofo ateniense, e um dos mais importantes juntamente com Platão e Aristóteles da tradição filosófica ocidental. Pouco se sabe ao certo sobre sua vida. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são providas por Platão. Alguns historiadores afiançam somente se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito. Sócrates é conhecido por intermédio dos seus discípulos Platão e Xenofontes, sempre utilizado como personagem principal dos diálogos de Platão. Segundo Platão Sócrates dava sempre ensinamentos de que devemos nos preocupar mais com as coisas da alma do que do corpo, pois é alma que nos possibilita conhecer, para que a partir daí possamos desenvolver as práticas necessárias para o bem comum.

Sócrates em 4 atos por Paulo Ghiraldelli, professor de Filosofia da USP.



Método Socrático:
A Importância da busca do conhecimento universal para Sócrates é fundamental, pois embora seja contemporâneo dos Sofistas discordava dos mesmos em dois pontos fundamentais, primeiro no que diz respeito à verdade, pois para alguns sofistas a verdade era relativa a um ponto de vista, e segundo por acreditar que os ensinamentos em busca da verdade, do conhecimento não deviam ser cobrados, como faziam os mesmos. Para procurar os conceitos universais, o método socrático basea-se no diálogo, ajusta-se em duas fases fundamentais: a Ironia e a Maiêutica, veja abaixo.
A Ironia é a primeira fase do método de Sócrates, onde o mesmo começa por solicitar a pessoa a quem interroga que defina um dado conceito, por exemplo: O que é o Bem? O que é o mal? A Justiça? O belo? Entre outras quaisquer perguntas, e a partir das definições feitas pelos mesmos, formula uma sequência de perguntas de acordo com cada resposta dada pelo interrogado, de modo que o interrogado que de início se achava tão cheio de conhecimento a respeito do assunto perceba que na verdade ignora muita coisa do assunto, a qual tinha antes certeza conhecer inteiramente. Percebendo então a própria ignorância a pessoa é capaz de aprender novas coisas a respeito do que antes somente pensava saber e abre então caminho para novos conhecimentos, ou seja, abre possibilidades para o novo, para a busca da sabedoria, a qual segundo Sócrates não encerra a verdade em algo fechado e pronto, mas sim por uma busca incessante de conhecimentos que cada vez mais nos aproxima da verdade das coisas ou dos fatos.
A Maiêutica segunda fase do método se dá a partir da percepção de que algo é ignorado pelo que antes pensava conhecer tudo sobre determinado assunto qualquer, pois percebendo sua própria ignorância a pessoa poderia se abrir para a possibilidade de novas descobertas, aproximando então a verdade da universalidade, ou seja, tornando a mesma cada vez mais próxima de um conceito universal.
A palavra Maiêutica significa em grego, ‘dar a luz’, é devido ao fato de que a mãe de Sócrates era parteira e dava a luz a bebês e Sócrates dava a luz a novos conhecimentos.

O interesse na filosofia começou de uma maneira particular, quando Sócrates ao consultar o oráculo de Delfos, obteve a informação de que era o mais sábio dos homens. Este fato o levou a sair à procura de averiguação, pois Sócrates não acreditava ser o mais sábio. Uma frase especial de Sócrates: "Só sei que nada sei". De que forma então poderia ser considerado o homem mais sábio de todos, quando ele próprio reconhecia a sua própria ignorância ?.Estariam os deuses iludidos quando o ponderava o homem mais sábio entre os homens?
Não, pois a sabedoria de Sócrates era justamente a consciência dos limites da sua própria sabedoria, ou seja, a consciência da própria ignorância. Só aquele que tem consciência de que ignora algo procura o conhecimento do que é ignorado. Aquele que acredita que tudo conhece, contenta-se com o saber que possui, e se limita na sua ignorância. Segundo Sócrates os sofistas que tudo afirmavam saber, seriam os mais ignorantes de todos, posto que não conheciam a sua própria ignorância.

Leitura da Apologia de Sócrates por Paulo Ghiraldelli .Jr, professor de filosofia da USP.
A filosofia de Sócrates nos leva a refletir que a procura do saber é indissociável do conhecimento de nós mesmos, pois o que nos possibilita conhecer é a nossa alma, nosso intelecto, ou seja, essa nossa parte que pensa, analisa e reflete sobre as verdades universais. Daí se deve o fato de Sócrates tomar como lema os escritos do oráculo de Delfos, “Conhece-te a Ti mesmo”, pois sem o conhecimento da alma que é aquela que te possibilita conhecer, como poderás conhecer as demais coisas? Como poderás fugir de tua própria ignorância, e estar entre os amantes do saber, pois já que segundo Sócrates nada sabemos, ou seja como o mesmo dizia: _"Só sei que nada sei".Tal afirmação nos trás a possibilidade de ter curiosidade e gosto pela busca do conhecimento, pois estamos entre os dois polos: o da ignorância e o da sede pelo saber(sabedoria), como citara Platão em O Banquete.

 Sócrates: " Só sei que nada sei" por Paulo Ghiraldelli .Jr, professor de filosofia da USP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário